domingo, 29 de setembro de 2013

Blogs Literários em Sala de Aula-1ª Edição (2º Semestre de 2013)



Caros seguidores deste Blog

É com um imenso prazer que apresento a vocês a primeira edição do meu projeto “Blogs Literários em sala de aula”. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo está incentivando os professores a trabalharem com os seus alunos através da Blogosfera, incentivando-os e encorajando-os a fazer o uso da tecnologia não apenas para o lazer, mas principalmente conscientizando-os da importância que a internet possui para o acesso à cultura e ao conhecimento. Eu sou professor de Geografia da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e no primeiro Semestre desse ano de 2013 eu aceitei o desafio de incentivar os meus alunos à prática da leitura. Nessa etapa do projeto, cada um escolheu o livro que quis e fez um resumo escrito do mesmo, além de fazer uma exposição oral perante a sala de aula, sobre a obra lida (essa parte de exposição oral foi feita apenas com algumas turmas, em caráter experimental).

Embora eu não seja professor de Língua Portuguesa para solicitar aos alunos que leiam romances, eu abracei a idéia das sugestões que foram dadas pela coordenação da escola onde trabalho, quando a mesma nos passou que todos os professores devem incentivar os seus alunos a lerem, independente da disciplina que lecionam. Como sou um amante da leitura e acredito que estimular meus alunos a ler irá melhorar o futuro dos mesmos, abracei esse projeto sem pensar duas vezes! Além do resumo, eu também solicitei aos mesmos que procurassem elementos geográficos nos romances que eles leram. Os resultados foram surpreendentes! 

Nesse segundo semestre eu desenvolvi o projeto “Blogs Literários em Sala de Aula-1ª Edição (2º Semestre de 2013)”. O projeto foi aprovado pela coordenação da minha escola e cá estamos! Desta vez, além de estimular meus alunos à prática da leitura, eu também ensinarei os mesmos a fazer resenhas de livros e também a fazer blogs, comentar em blogs bem como a participarem da blogosfera. 

Os alunos acharam interessante fazer esse trabalho com os dois livros que eu escrevi. Eu também gostei da idéia, pois, eu pretendo lançar um livro novo por semestre, e esse trabalho poderá ter continuidade por muito tempo. Meus livros sempre estarão disponibilizados gratuitamente no meu blog, o que facilitará muito o acesso dos leitores que não podem adquiri-los através da compra. O mais interessante é que meus alunos entrarão em contato com as resenhas de outros blogueiros mais experientes, e aprenderão muito com isso. Por eu ser um escritor amador, eu escrevo apenas por hobby, e essa também será uma oportunidade de mostrar aos meus alunos que os professores também estão sempre em processo de aprendizagem, e que, através das críticas construtivas que alguns blogueiros fizerem a respeito do meu trabalho (principalmente em relação aos erros ortográficos pelo fato de eu não trabalhar com profissionais que fazem revisão de texto), eu também posso sempre estar melhorando o que faço, corrigindo o miolo dos meus livros a cada seis meses, e tornando os meus textos mais profissionais.


Eu quero agradecer pela participação dos blogs parceiros, e deixar registrado aqui que, sempre que eu fizer qualquer mudança no miolo do meu livro, farei um agradecimento no mesmo, para cada parceiro que contribuiu com sua sugestão, crítica construtiva, correção ou até mesmo um elogio. Eu também pretendo colocar nas páginas dos meus livros, algumas resenhas que mais tiveram destaque, mencionando seus autores bem como divulgando os seus blogs.

Mas o principal de tudo isso é proporcionar aos meus alunos da rede estadual paulista de ensino (Escola Estadual Professor Januário Sylvio Pezzotti), a oportunidade de aprender algo mais, de crescer, e, acima de tudo, tornarem-se amantes da literatura. Esse projeto será muito trabalhoso pois os alunos terão que:

- Ler dois livros em um curto espaço de tempo;
-Aprender a fazer resenhas para resenhar os livros lidos;
-Aprender a fazer Blogs;
-Aprender a postar comentários nos posts de outros blogueiros;
-Aprender a recepcionar os comentários dos seguidores dos seus próprios Blogs;
-Melhorar e aprimorar a escrita.

Por se tratar de um projeto trabalhoso, será natural que alguns alunos não consigam completar todas as tarefas até o final e que abandonem o projeto no meio do caminho (o que eu espero que não aconteça). Aqueles que chegarem até o final, com toda certeza, nas primeiras alterações que eu fizer no miolo dos meus livros (eu pretendo fazer isso a cada seis meses, e, provavelmente, farei a primeira em março de 2014), escreverei nos meus livros (Rudamon e Rudamon II) uma página especial de menção honrosa a todos os alunos que concluíram sua participação nessa primeira edição do projeto. Esses alunos também receberão medalhas e certificados de participação.

Eu espero de coração que, a partir desse projeto, meus alunos adquiram o bom hábito da leitura e que também aprendam a ser excelentes blogueiros e resenhistas de livros!Eu desejo um bom trabalho a todos nós!

"Um país se faz com homens e livros" Monteiro Lobato

Alunos Participantes do Projeto (Escola Estadual Professor Januário Sylvio Pezzotti)

Nomes (e algumas fotos) de todos os alunos participantes (74 alunos no total):

6º Ano 1 (7 alunos participantes)
Karina Mikis Rosa;
Luiz Guilherme Souza da Silva;
Heldem Felipe Rocha Silva;
Letícia Cristina dos Santos;
Poliana Thaís da Silva;
Nataly Lauane Honorato;
Luana da Costa Leite;
6º Ano 2 (8 alunos participantes)
Leandro Rodrigues de Siqueira;
Lucas Theofilo;
Ikaro Novaes Oliveira;
Rebeca Isabeli R. da Silva;
Gabrielly Perinetti da Silva;
Nathan Santos de Oliveira;
Matheus Mastroianni de Souza;
Larissa Fernandes Santos;



6º Ano 3 (12 alunos participantes)

Priscila Cristina dos Santos;
Mara Lúcia do Prado Costa Dante;
Elis Cristina Nunes Ventura;
Ruan Gustavo R. de Pinho;
Geovana Soares Godoy;
Sarah Lima de Souza;
Amanda da Silva Fernandes;
Nuayla Fernanda dos S. Modesto;
Marcelo de Brito Cruz;
Luiz Fernando da Silva Oliveira;
João Filipe Soares de Camargo;
Gleiverson dos Santos Souza;
6º 4 (12 alunos participantes)

Leandro Augusto C. da Cruz;
Emelly de Lima e Silva;
Sabrina Fernanda Cardoso;
Eric Valério da Silva;
Luiz Flávio da Silva de Oliveira;
Rodrigo C. Freitas;
Karen Garcia Morega P.
Matheus Sousa Leite;
Vitória R. dos Reis;
Beatriz Macedo Marques da Silva;
Bruna F. da Silva;
Jaqueline Cristina da Silva;

7º1 2 (4 alunos participantes)
Iago Firmino de Araújo;
Maria da Cruz da Silva Costa;
Luanna DÁrc Azevedo;
Alexandre da Silva Lacerda;
8º1 (6 alunos participantes)

Talissa Gasbarro;
Quereen Hapuck Alvares;
Daniel Vitalino da Mota;
Emerson Filindro de Oliveira Santos;
Vitor Eduardo Jacob;
Samara Zornoff;

8º2 (13 alunos participantes)

Sâmoa Gabriele de Jesus Silva;
Mariana G. Batista Gomes;
Victor Gabriel Aires;
Vitor Gabriel de Jesus Silva;
Italo H. Barbosa Guso;
Jakeline Zimermann;
João Vítor Izidório dos Santos;
Luciene Rarissa R.Teixeira;
Thais Michele Ferreira da Silva;
Thauany Severo Tenorio;
Klaus Azevedo Gürtler;
Paloma S. Silva Dugaich;
Paulo Henrique dos Santos;
Thainara Rosana do N. Costa
8º Ano 3 (11 alunos participantes)
Letícia Lucimar Cardoso;
Ana Julia Carvalho da Silva;
Igor Gabriel Barbosa Pott;
Charles Rodrigues de Oliveira;
Lucas Nogueira;
Isabelly de Sousa Labaça;
Sinval Pereira Junior;
Marta de Oliveira da Luz;
Pedro Henrique Luiz Ferreira;
Amanda Amorim de Jesus;
Rafael Barbosa Martins Pereira.




mell books literaturizei books & tea zutto kawaii o mundo da pontinho leitura por lilifee livros trip central da leitura ficcionalmente real letras da nana nerd marombeiro lilian & jéssica instant estante we say something confraria cultural devaneios adolescentes prateleira de rascunhos resenhas da lua cada livro uma viagem bookólicos

51 comentários :

  1. Adorei conhecer os participantes do projeto! Assim que eu terminei de ler Rudamon pensei como eu gostaria de ter tido a oportunidade de conhecer esses livros enquanto era estudante do Ensino Fundamental e tenho certeza que todos gostarão muito das obras =]
    Deixo abaixo o link do meu blog onde sairá a resenha dos dois livros amanhã! Espero vocês lá!
    Beijos!

    www.centraldaleiturablog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Achei super válida a criação deste projeto, quisera eu que na minha fase escolar eu fosse incentivada a conhecer o mundo literário, com certeza eu teria me apaixonado desde cedo por ele.
    Então só posso lhe dar os parabéns pela iniciativa e espero que os teus alunos se encantem pela literatura e descubram seus próprios temas preferidos,assim como encontrem novos mundos maravilhosos que estão só a espera para serem descobertos.
    Agradeço por ter me convidado para fazer parte deste belo projeto, me sinto orgulhosa por compor algo tão útil e necessário.

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá pessoal, eu sou a Márcia do blog Cantinho Literal, um dos blogs participantes do projeto :)

    cantinholiteral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Isso é muito bom, incentivar a leitura hoje é muito importante. Lendo se aprende sobre culturas e povos diferentes, viaja sem precisar sair do lugar. Parabéns a todos os alunos que aceitaram participar desse belo projeto :)
    http://prateleiraderascunhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo projeto, como já sabe, pode contar comigo com o que precisar. E espero sinceramente que nenhum dos seus alunos desistam do projeto. A leitura nos engrandece, força a todos. E que a paixão pelos livros só aumente.

    Abraços!!

    http://cloudsandfantasy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá , estou participando e o link do meu blog é : anabeatrizmirandafernandes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Achei uma ótima ideia esse projeto, estou amando participar ;D
    Meu nome é Bruna e sou do blog "We say something", um dos participantes do projeto... Vou adorar conhecer cada um de vocês, viu?
    Vamos nos falando.
    Beijos,

    wesaysomething.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Em primeiro lugar eu quero desejar boa noite a essas seis parceiras que postaram primeiro, e colocar as minhas respostas em seqüência...

    Cara Parceira Vanessa Chanice:

    Eu já li e também comentei suas resenhas agora a pouco. Ficaram ótimas! Meus parabéns! Eu agradeço de coração por sua participação nesse projeto e tenho certeza que suas resenhas, assim como as resenhas dos outros blogs parceiros, irão contribuir muito para a educação dos meus alunos! :) Fico realmente contente com as sensações e as impressões que os meus livros causaram em você! Deixarei abaixo o link do post de suas resenhas, para que todos que por aqui passarem, possam aprender com elas! Abraços!

    http://www.centraldaleiturablog.blogspot.com.br/2013/09/rudamon-1-e-rudamon-2-de-demetrio.html

    Cara Parceira Alessandra:

    O orgulho é todo meu! É muito bom poder contar com você e fazer parte do maravilhoso trabalho que você faz no seu blog! Você foi a segunda parceira desse projeto que resenhou o meu livro, e eu já havia colocado o meu comentário no seu blog! Parabéns pelo seu blog e pela resenha muito bem feita! Eu tenho certeza que os meus alunos tirarão bastante proveito do seu trabalho! Abraços! Segue abaixo o link do seu trabalho:

    http://confraria-cultural.blogspot.com.br/2013/09/resenha-rudamon-demetrio-alexandre.html

    Cara Parceira Márcia Martins! Seja muito bem-vinda! Ficaremos na expectativa à espera das suas resenhas! Seu blog é muito legal! :) Abraços!

    Cara Parceira Cecília Luz:

    Você foi a primeira parceira desse projeto que fez a resenha! Meus comentários já foram colocados por lá também... Eu agradeço muito a sua participação e deixarei abaixo o link do seu blog onde você escreveu a resenha, para que todos possam conhecer o seu trabalho! Parabéns pelo seu Blog! Abraços!

    http://prateleiraderascunhos.blogspot.com.br/2013/08/resenha-rudamon-o-novo-heroi.html

    Cara Parceira Helen L.:

    Agradeço de coração pelos parabéns e pelo incentivo! Eu também faço votos de que meus alunos possam todos levar esse trabalho até o final, pois com certeza aprenderão muitas coisas importantes por meio dele. Parabéns pelo seu Blog! Abraços!

    Cara Parceira Ana Beatriz:

    Seja muito bem-vinda! Parabéns pelo seu Blog! Ficaremos no aguardo das suas resenhas! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Cara Parceira Bruna:
    Uma especial boa noite a você! Eu quero agradecer pela sua participação e lhe dizer o quanto você é bem-vinda! O seu Blog é show de bola e é um imenso prazer tê-la como parceira desse projeto! Eu tenho certeza que meus alunos gostarão muito de você! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  10. Oi Demétrio, que gracinha seus alunos!
    Fiquei muito feliz em ver tantos nomes na lista de participantes, espero que eles gostem dessa experiência e não desistam. Quando eu era do Ensino Fundamental não existiam projetos assim, a gente mal ia a biblioteca da escola e sempre que dava pra ir era uma felicidade sem tamanho pra mim! Eu conheço o sistema público de ensino de perto, estudei e trabalhei nele, pra mim é uma honra imensa contribuir com isso.

    Estou lendo ainda os livros, meu tempo está corridissímo! Mas em breve as resenhas estarão publicadas. :)

    E um grande "olá" aos alunos participantes, eu sou a Fran do Literaturizei, espero vocês no meu blog. Vou adorar conhecê-los e conversar com cada um ;)

    literaturizei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Demetrio!
    Eu estou achando simplesmente fantástica essa iniciativa. O projeto com certeza dará muito certo, estou torcendo para que seus alunos possam desfrutar de todo o conhecimento que receberão a partir de agora! Porque eu por experiência própria, sei que a leitura, até mesmo do entretenimento, traz uma melhora fantástica na vida das pessoas. Eu aprendi tanto com isso!
    Ah, e quero avisar que a minha leitura do seu primeiro livro já esta em andamento! Acredito que até o final do ano já fala uma resenha, ou talvez uma crítica sobre ele no meu blog.
    Desejo de verdade sucesso com o projeto!

    ~gaby
    http://zuttokawaii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Minto, acredito que termino a leitura ainda esse mês ;D
    Eu preferia compra-lo mas estou sem grana no momento. E leitura no computador pra mim é super cansativo. Mas termino esse mês xD
    ~gaby

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Acho maravilhoso o projeto e tenho muito carinho por professores que fazem mais que a sua obrigação, como no seu caso, um professor de geografia incentivando literatura, eu amava trabalhos com disciplinas conjuntas quando estudava, sempre era mais interessante unir duas disciplinas e agradar professores com visões diferentes.
    Estou na metade do livro e estou gostando muito! Como já comentei com vc antes esse mundo egípcio é novidade para mim, e como boa amante da fantasia estou adorando.

    Segue o link do Mell Books para quem puder vistar:
    http://mellbooks.blogspot.com.br/

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  14. Achei realmente muito interessante a criação desse projeto. É através de professores como você, que veremos um avanço intelectual nessas jovens mentes.
    Começar o gosto pela leitura desde cedo é uma experiência que irá amadurecê-los cada vez mais.
    Me desculpe por não ter começado o livro ainda, mas logo mais já irei lê-lo e disponibilizarei a resenha para vocês.
    Boa sorte à todos os seus alunos, e que essa iniciativa, seja apenas um pequeno passo para o futuro brilhante que aguarda cada um deles.

    Beijos,

    ser-escritora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa noite caros parceiros e parceiras! Sejam muito bem-vindos(as)! :)

    Cara Parceira Fran Fernandes:

    Sim! Realmente eles são umas gracinhas mesmo! :) Eu gosto muito deles... Como não tenho filhos, acabo jogando um pouco o meu lado paterno para eles... Às vezes sou um “pai” meio bravo! rs Mas eles entendem que é para o bem deles! Apesar de eu ser um professor do estilo bravo, eu adoro os meus alunos, e tudo o que eu posso fazer de bom por eles eu faço... Eu só quero o bem de todos eles, e eles sabem disso! :) Eu também espero que eles gostem dessa experiência e que jamais desistam... Eu desejo que esse pontapé inicial possa torná-los devoradores de livros, e que daqui pra frente, saiam lendo tudo o que verem pela frente! rs Em relação ao que você disse sobre biblioteca, estou desenvolvendo um outro projeto paralelo a esse, com os alunos da escola que não podem acessar a internet... Eles estarão utilizando a biblioteca da escola e levando livros para casa para lerem e fazerem outros trabalhos! A honra é toda minha em tê-la como parceira! Boa leitura pra você! :) Logo meus alunos estarão visitando o seu Blog! Abraços!

    Caros parceiros Gaby e Cadu:

    Pois é, Gaby! Em primeiro lugar eu quero agradecer por sua participação e lhe dizer o quanto sinto-me honrado pela parceria com o seu Blog! Eu torço pelo mesmo que você! O país precisa de mais leitores, e eu acho fundamental que as escolas públicas comecem a incentivar seus alunos a ler cada vez mais. Ficaremos ansiosos esperando por sua resenha ou crítica sobre o meu trabalho, e logo você receberá a visita dos meus alunos no seu Blog! Seja muito bem-vinda! :) Abraços!

    Cara parceira Mel Books:

    Eu agradeço muito por você ter aceitado participar desse projeto, e é uma honra muito grande realizar essa parceria com um blog tão bacana quanto o seu! :) Eu fico muito grato pelo carinho e reconhecimento de sua parte... Quando trabalhamos na rede estadual de ensino, e decidimos fazer algo a mais, não podemos pensar no dinheiro (porque independente do que fizermos, o salário não muda), mas devemos focar no prazer de poder contribuir com a sociedade, e fazer a diferença na vida desses jovens que muitas vezes sentem falta de alguém que os oriente (e como essa orientação extra não está inclusa no holerite, infelizmente nem todos os profissionais da educação se encorajam em fazê-la, o que é muito compreensível devido aos baixos salários e péssimas condições de trabalho que os professores enfrentam diariamente na maior parte das escolas públicas brasileiras). Mas eu conheço muitos professores que partilham da nossa idéia, e isso é fantástico! Eu fico muito feliz que você esteja gostando do meu livro! :) Você é muito bem-vinda! Logo meus alunos lhe farão uma visita! Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Boa noite parceira Juliana, do blog ser escritora.blogspot.com! :)

    Esse também é um dos meus maiores desejos... Ver esse avanço intelectual que você mencionou, nessas jovens mentes que precisam apenas disso... De alguém que lhes mostre o quanto é importante a prática da leitura... E esse trabalho, quando feito em conjunto (nesse projeto, por exemplo), ele fica muito mais forte, pois um incentivará o outro a ler cada vez mais... Com certeza essas jovens mentes sairão muito mais engrandecidas após esse projeto, e espero do fundo do meu coração, que comecem a ler com cada vez mais frequência... Estaremos ansiosos para ler sua resenha... Logo meus alunos farão uma visita no seu blog... Abraços! :)

    ResponderExcluir
  17. Olá pessoal, eu sou a Jéssica do blog Lilian & Jéssica.
    Estou amando fazer parte desse projeto, na minha época de escola não existiam projetos assim e fazer parte de um me deixa imensamente feliz. Estou a disposição de quem quiser entrar em contato pelo facebook ou pelo meu e-mail, o blog é de vocês podem comentar se gostarem e se não comentem também srsrs
    Mais uma vez parabéns pela iniciativa Demétrio :)

    Bjs

    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Como professora eu reconheço a importância desse projeto no desenvolvimento dos alunos.
    A leitura ajuda a obter uma concepção do mundo e a expandir a criatividade.
    Estou achando muito agradável a leitura do livro Rudamon e gostando mais ainda da forma como temas importantes para a sociedade estão sendo abordados nesse livro.
    Abraços,
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Boa noite a todos os meus parceiros e parceiras! :)

    Cara Parceira Jéssica:

    A felicidade é toda nossa! É muito bom poder contar com você também! :) Eu tenho que agradecer você do fundo do meu coração, por ter aceitado entrar nesse projeto! O seu blog é maravilhoso e meus alunos irão adorar visitá-lo, e com certeza, participar do mesmo! Nós estamos muito gratos por sua presença! Agradeço pelos parabéns! Seja muito bem-vinda!:) Abraços!

    Cara parceira Mariana:

    É uma honra ter uma colega de trabalho de outro Estado participando desse projeto! O seu Blog é fantástico e meus alunos irão aprender muito com ele também! É muito importante ter outro profissional da educação abraçando esse projeto junto conosco, pois quem sabe esse trabalho que todos nós estamos fazendo em conjunto possa servir de pontapé inicial para que futuramente mais pessoas se envolvam, e que aumente o número de jovens leitores em nosso país? :) Eu fico muito contente em saber que a leitura do meu livro está sendo agradável pra você! Seja muito bem-vinda!Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Oiiie!
    Que projeto legal e maravilhoso esse que o Demetrio criou. Perfeito!
    Queria ter recebido uma oportunidade como esta enquanto ainda cursava o ensino médio. Meus professores tbm tinham ótimos projetos para o incentivo da leitura, mas esse além de ler nos ensina a compartilhar o que lemos. Muito bom!
    Só tenho a parabenizar o professor Demetrio pela iniciativa e aos alunos por fazerem parte. Parabéns a todos e que a cada dia a fome de leitura e conhecimento aumente mais e mais, pois os livros nos oferecem viagens magnificas com ensinamentos e aprendizados que permanecem conosco toda a vida.

    Obrigada Demetrio pelo convite para fazer parte desse maravilhoso projeto. Obrigada!

    Sucesso a todos e ótimas leituras!

    Bjs... Fik com Deus!

    Evanete Lima - Cada Livro, Uma Viagem

    ResponderExcluir
  21. Oi gente! Eu sou a Isa, do blog Ficcionalmente Real, um dos blogs participantes! Que lindo ver tantas crianças participando de um projeto desses (: Aproveitem, não é qualquer aluno que tem a sorte de participar de um projeto tão bacana assim!
    Quem sabe alguém não descobre uma veia literária e nasce um novo escritor na sua sala de aula? Nunca se sabe de onde pode surgir um talento! haha ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Boa Noite caros(as) parceiros de Blog!

    Cara parceira Evanete Lima:

    Em primeiro lugar eu agradeço muito pelos parabéns e também por você ter aceitado o meu convite para participar desse projeto! :) Você é muito bem-vinda! Eu fico imensamente feliz por sua participação e quero lhe dizer que, se por um lado você não teve a oportunidade de participar de um projeto desse tipo no ensino médio, por outro você está tendo essa oportunidade agora, mas na posição de blogueira e crítica literária (aliás, muito competente diga-se de passagem). O seu Blog é muito bom e, com certeza, ensinará muito aos participantes desse projeto.Você certamente estará contribuindo para a formação e o aprendizado dos meus alunos, e isso ficará registrado pra sempre! Muito obrigado!

    Cara Parceira Isadora Mello:
    Você é muito bem-vinda! Tenho certeza que o seu Blog contribuirá muito com esse projeto e eu também torço muito para que esse nosso trabalho em conjunto também incentive meus alunos a escrever, além de tornarem-se leitores assíduos! :)

    ResponderExcluir
  23. Oiee! Cheguei atrasada, mas vim!
    Sou a Vanessa; Nessa para quem preferir, eu prefiro! kkk (:
    Enfim, como eu já havia dito antes, esse projeto é fantástico! A leitura anda sendo deixada muito de lado pelo nosso país e mal vejo o incentivo necessário por aí. Além disso, acho interessante você disponibilizar seus livros gratuitamente, Demetrio, pois muitos podem ser desencorajados por não ter como comprar esses preciosos (como costumo chamar os meus que guardo com tanto carinho).
    Ler e escrever não só são dois hobbies maravilhosos para passar o tempo e se divertir, como evolui as pessoas em muitos aspectos, não havendo limitações para aprendizado em matérias da sala de aula.
    Devo fazer uma confissão quanto ao aprendizado de geografia através desse projeto: eu adoraria ter isso aqui na minha escola, porque sou péssima em geografia! kkkkk
    Sou blogueira do InstantEstante e espero sinceramente contribuir para esse projeto que, na minha opinião, deveria se expandir para todos as escolas, cidades, estados, e até países!

    http://instantestante.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  24. Cara parceira Vanessa Fracalossi:
    Boa noite! Seja muito bem-vinda! Você não está atrasada não! :) Essa primeira edição do projeto irá até o dia 20 de Novembro de 2013, portanto, fique tranqüila... É uma honra muito grande poder contar com a sua participação, e saber que você escreverá parte da história desse projeto que está apenas começando, contribuindo com a participação do seu blog... Em relação ao fato de eu disponibilizar meus livros gratuitamente para todos aqueles que quiserem ler, isso é algo que me satisfaz muito... Apesar de os meus livros possuírem a versão impressa (acho interessante agradar todos os gostos, e muitos leitores preferem os livros impressos), eu faço questão de colocar minhas criações na internet para divertir as pessoas. Não sou um escritor profissional, e como eu costumo dizer aos meus alunos, um professor também deve estar sempre em processo de aprendizagem. Eu diria que aqui está ocorrendo uma troca muito saudável onde eu procuro divertir as pessoas com o que eu escrevo, e ao mesmo tempo as pessoas me ajudam a escrever melhor, com as suas críticas e sugestões. Mas o que mais me motiva é a oportunidade de incentivar os meus alunos a lerem mais, e também a escreverem. Esse projeto nasceu por causa dos meus alunos, e por eles eu pretendo seguir adiante... Geografia é uma disciplina muito interessante, e fascinante também (apesar de eu ser suspeito pra falar) rs. Vou lhe dar uma dica... A partir de hoje, comece a prestar atenção nos aspectos geográficos dos romances que você costuma ler... Você vai se surpreender! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Sinto-me feliz em participar desse projeto, a leitura é muito importante para todos nós e por isso deve existir mais projetos deste tipo. :D
    Otávio Braga || www.bookolicos.com

    ResponderExcluir
  26. Ola, tudo bem? Eu me chamo Eric e estou aqui como um dos participantes do projeto. Eu tenho 12 anos de idade e também tenho um grande desejo de ser um escritor algum dia. Com esse projeto eu vou aumentar a minha capacidade de ler e também estou ganhando mais um incentivo a leitura. A literatura é um passo muito importante para desenvolvimento e a criatividade. Mas em minha opinião, eu acho muito mais fácil e prático ler livros virtuais, pois assim você poderá ler vários livros. Eu acho muito importante esse projeto. Nós que somos pré-adolescentes, não sabíamos nos aprofundar no assunto, mas agora que estamos no meio da blogosfera e eu estou gostando muito dessa experiência. Queria que esse projeto acontecesse todos os anos, pois ira nos ajudar muito a ler melhor, comentar, dar opiniões etc.

    ResponderExcluir
  27. Olá! Sou a Nádia do Livro das Flores e vim deixar um oi para vocês. Me sinto muito feliz de estar participando disso e o mais breve possível, irei ler os livros e fazer a resenha no blog. Achei o projeto algo lindo, pois incentiva, desde cedo, a se adaptar aos hábitos da leitura. Estou no primeiro ano do ensino médio, e sei como a maioria dos jovens sente certa preguiça para ler livros. Mas quero deixar claro que ler é uma das melhores coisas que possuímos hoje, já que a algum tempo atrás, eramos privados desse poder e não tínhamos contatos com tantos livros. Hoje a industria literária cresceu muito, e podemos encontrar todos tipos de livros. Romances, comédias, atuo-ajuda, terror, clássicos... Por isso pensem em qual gênero os agrada mais, e tentem ler. Não precisam começar com um livro gigantesco e difícil. Escolham um mais fácil e vão se adaptando à leitura. Isso pode ajudar vocês muito no futuro, não só deixando-os mais inteligentes, mas melhores com questões de ortografia e cultura.
    Queria desejar os parabéns à você, Demétrio, que, mesmo não sendo professor de língua português e/ou literatura, incentivou seus alunos a lerem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  28. Bom dia Caros(as) Parceiros(as) e caros(as) alunos(as)!

    Caro Parceiro Otávio Braga:

    A felicidade é toda minha em poder contar com a participação do Blog Bookólicos! Seja muito bem-vindo! Eu espero que nosso projeto possa servir de incentivo e pontapé inicial para que outros projetos desse tipo possam acontecer, pois eu também compartilho da mesma idéia que você em relação à importância do mesmo! Abraços! :)

    Cara Parceira Nádia Boff:

    Seja muito bem-vinda! É muito bom poder contar com a participação do Livro das Flores! :) Você é uma jovem leitora e sua participação é imprescindível, pois, embora muitos adultos façam a diferença quando servem de exemplos aos mais jovens, nada melhor do que um jovem estimulando outro jovem a adquirir tão saudável hábito como o da leitura... Você escreveu muitas coisas importantes nesse comentário que fez, e utilizou palavras que eu sempre digo aos meus alunos. Ler é muito importante e precisamos fazer dessa prática algo mais comum em nosso país. Fico muito grato pelos parabéns e pelo reconhecimento do meu trabalho vindos de sua parte! Abraços! :)

    Caro aluno Eric Valério

    Em primeiro lugar eu quero parabenizá-lo pelo seu esforço! Você foi o primeiro aluno a postar o comentário nesse link, e tem sido o primeiro aluno a fazer tudo em dia, e até adiantado! Eu preciso deixar registrado a todos os participantes que você já leu e resenhou os dois livros e que fez o Blog, superando o prazo que eu dei a vocês! Você me deixa muito orgulhoso, pois é esforçado e sabe o verdadeiro significado da importância de cumprir os seus compromissos!Quando entrarmos na próxima fase do trabalho, todos terão a oportunidade de ler suas resenhas e também de conhecer o seu Blog. Abraços! :)

    ResponderExcluir
  29. Olá! Meu nome é Heldem Filipe R. S. Estou aqui como um participante do projeto, tenho 12 anos de idade, gosto de ler livros de aventuras, guerra e luta. Eu acho que é importante partivipar desse projeto pois, com ele conseguiremos aprender a escrever melhor e a fazer resenhas de livros. Esse projeto ajudará na minha vida, pois terei mais conhecimento em criar blogs, criar resenhas de livros, fazer comentários nos blogs das outras pessoas, etc... Eu acho que, com a leitura, teremos mais sabedoria em escrever e ler melhor, e que as pessoas que entrarem na Blogosfera literária vão aprender muitas coisas com os livros que leram.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite caro aluno Heldem Filipe! Realmente você está com o verdadeiro espírito desse projeto e conseguiu compreender a importância do mesmo! Eu devo parabenizá-lo por ser o segundo aluno que está postando um comentário aqui no Blog, e também por estar entre os mais empenhados! :) Abraços!

    ResponderExcluir
  31. Ola,meu nome é Geovana Godoy,tenho 12 anos de idade.Os tipos de livros q eu gosto de ler são livros de ficção,terror e um pouco de romance. Eu acho importante participar desse projeto por me incentivar a ler mais livros, escrever melhor e a fazer resenhas.Esse projeto ajudará na minha vida pois com ele aprenderei a criar blogs,comentar em blogs e criar ótimas resenhas de livros. Com a leitura de livros aprendemos a ler e escrever melhor e no futuro isso nos ajudará muito,eu acho importante entrar na blogosfera literária pq isso melhora nosso conhecimento sobre a literatura.

    ResponderExcluir
  32. Olá galera , meu nome é João Filipe Soares de Camargo. Estou participando do projeto de incentivo á leitura. Gosto bastante de livros de ficção como Rudamon. .Acho importante participar desse projeto pelo numero de pessoas que estão apoiando o mesmo.Espero que esse projeto me ajude no meu futuro escolar, que me ajude a fazer resenhas. .Eu acho muito importante a leitura de livros pois desperta a inteligencia, a imaginação, principalmente em nós adolescentes.Também acho importante entrar na blogosfera literária para continuar tendo vontade de ler os livros que gosto, e a blogosfera literária contribui nisso com resumos de livros, resenhas, recomendações de livros, para ver se o livro é bom e por que.

    ResponderExcluir
  33. Caros alunos Geovana e João Filipe:
    Vocês são muito bem-vindos nesse projeto! Eu faço votos de que suas expectativas e anseios possam ser correspondidos, e que seus objetivos possam ser alcançados através do mesmo! Abraços! :)

    ResponderExcluir
  34. ola sou rebeca isabele do 6 ano 2 tenho 11 anos de idade e gosto muito de ler gibis.Acho importante participar deste projeto pois a leitura estimula o conhecimento e desenvolve nosso raciocinio e criatividade.Ler livros e muito importante principalmente para jovens que nao se importam mais com os livros e estao muito ligados a internet por este motivo a ideia de usar a blogosfera literaria e um grande incentivo a quem esta muito ligado a internet e esquece da importancia dos livros.

    ResponderExcluir
  35. Olá Rebeca! Seja muito bem-vinda! Qualquer tipo de leitura é importante... Os gibis utilizam a linguagem dos quadrinhos (que também deve ser bem explorada), os livros são importantíssimos, e a internet pode se tornar uma fonte inesgotável de conhecimento literário para aqueles que souberem utilizá-la! Eu espero que mais pessoas possam sentir-se incentivadas à leitura que nem você está!Parabéns pelo comentário! Abraços! :)

    ResponderExcluir
  36. Olá pessoal, meu nome é Nuayla Fernanda, faço 12 anos agora em novembro. Eu gosto de ler livros de romance, ficção, terror e comedia. Eu acho importante participar desse projeto, pois incentiva a ler mais livros, a fazer resenhas, e melhorar a minha escrita. Eu espero que esse projeto me ajude na minha vida, pois vou saber fazer resenhas, vou ter uma boa escrita, vou ler muito melhor, vou saber fazer blogs, e comentá-los. Ler livros é essencial, pois iremos ler e escrever melhor a cada dia, eu acho muito importante entra na blogosfera literária, porque vai nos ajudar com resenhas, resumos, e vamos ter muito mais conhecimento.

    ResponderExcluir
  37. Ola,meu nome e Vitoria. Eu tenho 12 anos e estou participando desse trabalho literário do professor Demetrio. Eu gosto muito desse tipo de trabalho porque é legal mexer no Skoob e criar blogs.

    ResponderExcluir
  38. Oi meu nome é Elis Cristina Nunes Ventura tenho 12 anos de idade.Os tipos de livros que eu gosto de ler são de terror,aventura, romance e ficção. Eu acho importante participar desse trabalho, pois eu aprendo a escrever e a fazer resenhas. Esse projeto ajudará na minha vida, pois eu aprenderei a fazer resenhas melhores, criar blogs e comentar em blogs de outras pessoas. É importante a leitura de livros, pois desperta a criatividade e a imaginação. É importante entrar na blogosfera literária, pois eu tenho mais conhecimento sobre livros e sobre literatura.

    ResponderExcluir
  39. Queridas alunas Fernanda, Vitória e Elis, vocês são muito bem-vindas! Eu as considero ótimas alunas e tenho certeza que esse projeto desenvolverá ainda mais a qualidade que vocês já possuem!Abraços a todas vocês!

    ResponderExcluir
  40. Olá,meu nome:e Matheus Sousa. Minha. idade:12 anos. Eu gosto muito de ler livros de aventura, ficção e gosto de animações. Eu acho que se eu for bem nesse projeto, eu posso ser alguém no futuro e espero ter um futuro brilhante. Eu também acho que os livros são muito importantes, pois cada um deles pode ser um amigo que eu posso ler. Sem os livros nós não saberíamos muitas coisas, mas graças a eles, despertamos a nossa imaginação que pode nos levar para muitos lugares.

    ResponderExcluir
  41. Boa noite caro aluno Matheus Sousa! Você é muito bem-vindo nesse projeto!Parabéns pelas palavras! Eu partilho das mesmas idéias que você, e também acredito que os livros podem tornar o futuro de uma pessoa muito melhor, assim como considero cada livro que eu leio, como se fosse um novo amigo que acabei de fazer. Eu faço votos que você leia muitos livros, e que cada um deles ajude na construção desse futuro brilhante que você almeja. São os meus mais sinceros votos! Abraços! :)

    ResponderExcluir
  42. Oi
    Adorei conhecer os participantes e é realmente maravilhoso ver toda essa iniciativa ganhando corpo e o interesse dos participantes. Mais do que aprender eles também terão oportunidade de conhecer um mundo novo, o de ler, imaginar, criar. Quem sabe desse ato que parece tão pequeno, não saia no futuro, um grande escritor.

    Beijo da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  43. Ola, meu nome é Bruna Fernanda. Eu tenho 12 anos e gosto muito de ler. Os livros que mais chamam a minha atenção e que eu mais gosto são os que apresentam romances e suspenses.
    Esse projeto é muito bom, pois ele incentiva a leitura que é muito importante e essencial para nós.
    Leitura é muito importante para a vida de um ser humano. É somente lendo que aprendemos a escrever melhor e até mesmo a falar. "As pessoas que leem vão longe..."

    ResponderExcluir
  44. Olá, me chamo Emelly Lima, tenho 11 anos e gosto de ler livros baseados em histórias reais e de aventuras!
    Esse trabalho pra mim é importante, pois incentiva a ler e escrever mais e lendo formamos uma idéia própria e madura de fato.
    “A leitura engrandece a alma”

    ResponderExcluir
  45. Olá, meu nome é Letícia Cardoso. Eu tenho 13 anos. Gosto de ler livros de Romance. Estou Adorando fazer parte do Projeto Literário. Esse projeto está me incentivando a ler cada vez mais, e espero que incentive vocês também.

    ResponderExcluir
  46. Estou gostando bastante de poder ter chance de participar do projeto.

    ResponderExcluir
  47. Ola,meu nome e Vitoria. Eu tenho 12 anos e estou participando desse trabalho literário do professor Demetrio. Eu gosto muito desse tipo de trabalho porque é legal mexer no Skoob e criar blogs.

    ResponderExcluir
  48. Cara parceira de projeto Luna:

    Agradeço de coração sua participação e o seu apoio ao projeto! Abraços!

    ResponderExcluir
  49. Caras alunas Bruna, Emelly,Letícia e Vitória... Vocês são muito bem-vindas! Eu espero que esse projeto possa incentivá-las a ler cada vez mais! Abraços! :)

    ResponderExcluir
  50. Olá Demétrio. Você não está sozinho na luta. Eu também trabalho com super-heróis em formato livro, e tenho chamado atenção de editoras e de acadêmicos dentro e fora do Rio de Janeiro. Gostaria de trocar uma ideias com você, e que creio que elas serão gratificantes.

    Meu email: alexandermacno@gmail.com

    Aqui vai um link para que vc conheça um pouco sobre meu trabalho: http://forumms.wordpress.com/2013/08/21/livro-novo-alexander-macno-e-nataniel-gomes-em-geonoma-a-lenda-de-um-pequeno-heroi/

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  51. Olá Alexander Macno! Seja muito bem-vindo ao meu Blog! Eu acabei de visitar o link que você me passou e achei o seu trabalho muito interessante (pretendo lê-lo muito em breve!) Meus parabéns!Será uma imensa honra trocar ideias com você (já enviei um e-mail). Qualquer coisa estarei sempre a sua disposição! Abraços!

    ResponderExcluir

Caro(a) leitor(a)
Os comentários desse Blog são moderados e serão publicados somente após a análise do autor.Sua participação é muito importante, e o seu comentário bem-vindo!